A Samsung Prevê Lucro Recorde no 3º Tri Impulsionado por Chips e IA, marcando o desempenho financeiro mais robusto para o período desde 2022. Esta expectativa positiva é atribuída, principalmente, à valorização dos preços dos chips de memória, que se beneficiam de uma crescente demanda por servidores e da reconstituição de estoques por parte dos clientes da gigante sul-coreana. As projeções são resultado de análises de especialistas do mercado.
A maior produtora global de chips de memória está a caminho de reportar um lucro operacional estimado em 10,1 trilhões de wons, o equivalente a aproximadamente US$ 7,11 bilhões, para o trimestre compreendido entre julho e setembro. Este dado, compilado pela LSEG SmartEstimate com base em avaliações de 31 analistas, representa um notável crescimento de 10% em comparação com o mesmo período do ano anterior, indicando uma forte recuperação nos resultados da empresa.
Analistas do setor indicam que a retomada lucrativa da Samsung se deve, em grande parte, à melhoria nos preços dos chips de memória convencionais. Esse fator tem conseguido compensar as vendas mais modestas dos chips de memória de alta largura de banda (HBM), uma vez que a empresa ainda não concluiu o fornecimento de suas mais recentes gerações de produtos HBM para a Nvidia. No entanto, a perspectiva é que o cenário de mercado beneficie a
Samsung Prevê Lucro Recorde no 3º Tri Impulsionado por Chips e IA
.
Os chips HBM desempenham um papel crucial no avanço da inteligência artificial, sendo projetados para otimizar o consumo de energia e processar vastos volumes de dados através do empilhamento vertical dos componentes. A demanda por esses chips, especialmente por parte de empresas de hiperescala e por investimentos relacionados à IA, como os serviços oferecidos pelo ChatGPT, tem sobrecarregado os servidores tradicionais. Consequentemente, isso tem impulsionado a elevação dos preços dos chips de memória convencionais, beneficiando o segmento de componentes da Samsung.
Conforme dados divulgados pela TrendForce, uma renomada empresa de pesquisa de mercado, os preços de alguns chips DRAM, que são amplamente utilizados em servidores, smartphones e computadores pessoais, registraram um aumento impressionante de 171,8% no terceiro trimestre, na comparação anual. Este dado reforça o cenário favorável para a divisão de memória convencional da Samsung.
Apesar do bom desempenho do negócio de memória convencional, a empresa tem enfrentado desafios. Especialistas apontam que atrasos na entrega dos seus chips HBM3E de 12 camadas mais recentes para a Nvidia impactaram negativamente os lucros e a cotação das ações da Samsung. Enquanto isso, suas concorrentes, como SK Hynix e Micron, conseguiram capitalizar de forma mais expressiva a demanda impulsionada pela inteligência artificial. A exposição da Samsung ao mercado chinês, onde a venda de chips avançados está sujeita a restrições impostas pelos Estados Unidos, também tem limitado seu potencial de crescimento.
No entanto, o sentimento do mercado em relação às ações e aos negócios de chips da Samsung, que engloba a fabricação de chips de memória e a produção sob contrato, deve apresentar uma melhora. Essa expectativa é impulsionada pela garantia de novos acordos de fornecimento com grandes clientes, incluindo empresas como OpenAI e Tesla. As ações da Samsung, por exemplo, valorizaram mais de 43% após o anúncio de um acordo de fornecimento de chips com a Tesla, em julho.

Imagem: Reuters via cnnbrasil.com.br
Recentemente, durante a visita do CEO da OpenAI, Sam Altman, à Coreia do Sul, a Samsung, a SK Hynix e a OpenAI anunciaram uma colaboração estratégica. Esta parceria visa o fornecimento de chips de memória avançados para o projeto Stargate, uma iniciativa ambiciosa no campo da inteligência artificial. Além disso, o acordo de chips de IA entre a OpenAI e a AMD, que é um cliente-chave de HBM da Samsung, também deverá gerar benefícios para a empresa, segundo Ryu Young-ho, analista sênior da NH Investment & Securities.
Ryu Young-ho acrescentou que o contrato de fundição de US$ 16,5 bilhões da Samsung com a Tesla elevou as expectativas de que o seu segmento de fabricação de chips, que tem enfrentado dificuldades, possa atrair mais pedidos de grandes empresas de tecnologia, caso a empresa cumpra o cronograma do projeto. Embora os recentes acordos de fornecimento focados em IA sinalizem uma perspectiva promissora para a Samsung, analistas alertam para a persistência de incertezas. Entre elas, destacam-se a possibilidade de imposição de tarifas pelos EUA sobre chips e o endurecimento dos controles de exportação por parte da China sobre materiais de terras raras, cruciais para a fabricação de chips avançados e equipamentos.
Em setembro, a Micron anunciou que espera vender todos os seus chips HBM referentes ao ano civil de 2026 nos próximos meses, o que demonstra a forte demanda por esses componentes. A Samsung tem previsão para anunciar suas estimativas de receita e lucro operacional na próxima terça-feira, com a divulgação dos resultados completos programada para o final deste mês. Para mais insights sobre o mercado de chips e a indústria de semicondutores, que demonstram uma trajetória de recuperação e projeções positivas para os próximos anos, conforme análise detalhada em artigos especializados, a demanda global tem sido um fator crucial para impulsionar a inovação e o crescimento do setor.
Confira também: Investir em Imóveis na Região dos Lagos
Para mais notícias e análises sobre o cenário econômico e tecnológico global, continue acompanhando nossa editoria de Economia e mantenha-se informado sobre os principais movimentos do mercado e suas implicações.
Crédito da imagem: Samsung/Divulgação