rss featured 23834 1782095823

Eleição Roraima: Eleitores escolhem governador em mandato tampão

Política

A eleição Roraima governador movimenta mais de 384 mil eleitores neste domingo, 21 de junho, que irão às urnas para definir o chefe do Executivo estadual. Este pleito, considerado um “mandato tampão”, visa preencher a vaga até janeiro de 2027, com votação ocorrendo até as 17h, horário local, em 350 pontos de votação distribuídos pelo estado.

A necessidade deste novo pleito em Roraima surge em decorrência da cassação do mandato do ex-governador Edilson Damião (União Brasil) pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A decisão, proferida em 30 de abril, invalidou a chapa que Damião compunha, após ele ter assumido o cargo em substituição a Antonio Denarium, que havia renunciado.

A condenação da chapa pelo TSE fundamentou-se em graves violações eleitorais durante as eleições de 2022. Entre as irregularidades apontadas, destacam-se o abuso de poder político e econômico, com evidências de distribuição indevida de cestas básicas e repasses de verbas para municípios sem a observância das normas legais vigentes.

Eleição Roraima Governador: Candidatos e Controvérsias da Disputa

Três nomes se destacam na corrida pelo mandato tampão em Roraima neste domingo. Arthur Henrique (PL), que conta com o apoio do ex-governador cassado Edilson Damião, Soldado Sampaio (Republicanos), atual governador interino que presidia a Assembleia Legislativa, e Nelita Frank (PT), representante da oposição local, são os postulantes ao cargo.

O cenário eleitoral ganha complexidade com a situação de Arthur Henrique, ex-prefeito da capital Boa Vista (RR), que disputa o cargo sob judice. Sua candidatura enfrenta questionamentos no Supremo Tribunal Federal (STF), onde uma decisão do ministro Flávio Dino foi favorável a uma reclamação contra a flexibilização de prazos para desincompatibilização.

A polêmica gira em torno de uma norma estabelecida pelo Tribunal Regional Eleitoral de Roraima (TRE-RR), que permitia que candidatos se desvinculassem de cargos públicos até 24 horas após a convenção partidária. Contudo, o ministro Flávio Dino rechaçou esse entendimento, reafirmando que a Lei das Inelegibilidades exige um prazo de desincompatibilização de três ou seis meses antes do pleito. Apesar da decisão de Dino, ainda cabe recurso, permitindo que Arthur Henrique permaneça nas urnas, embora com a incerteza de sua validade caso seja eleito. A complexidade das eleições suplementares e as regras de inelegibilidade são temas frequentemente abordados pela Justiça Eleitoral, como pode ser verificado no portal do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

A decisão do ministro Dino também teve impacto direto nas estratégias do Partido dos Trabalhadores no estado. Inicialmente, a professora Antônia Pedrosa havia sido indicada como candidata, mas não cumpriu o prazo de desincompatibilização exigido. Em seu lugar, foi designada Nelita Frank para a disputa. Contudo, devido à falta de tempo hábil, as urnas eletrônicas ainda exibirão o nome e a foto da candidata barrada, Antônia Pedrosa, conforme informou o TRE-RR.

Eleições Suplementares: Prefeitos e Vices em Cinco Municípios

Além da eleição para governador em Roraima, outras cinco cidades brasileiras também realizam eleições suplementares neste domingo. Nelas, os eleitores escolherão prefeitos e vice-prefeitos para mandatos tampões que se estenderão até janeiro de 2029. Esses novos pleitos foram convocados após a cassação dos mandatos dos gestores eleitos em 2024, evidenciando a fiscalização rigorosa da Justiça Eleitoral.

Em Reginópolis (SP), a disputa é entre João Paulo (PSD), que tem Marquinho do Gás (Podemos) como vice, e a chapa de Marquinho Bastos e Fernando Inácio (União Brasil).

Eleição Roraima: Eleitores escolhem governador em mandato tampão - Imagem do artigo original

Imagem: agenciabrasil.ebc.com.br

Já em Tuiuti (SP), as chapas concorrentes são Pedrinho e Andrezão (MDB/Republicanos), Milena do Amarildo e Guinho (PSB), e Careca e Nina do Gabinete (União Brasil).

Na cidade goiana de Joviânia (GO), concorrem Pedro Lucas, conhecido como Macaco, e Leandro da Leancellys (MDB/Agir), além de Elisberto da Retro e Rogério Potim (Podemos/PSDB).

Em Amparo da Serra (MG), os eleitores terão que escolher entre Aila da Farmácia e Robertinho Bellico (Avante/Republicanos), ou Túlio Cária e Marcelino do Açougue (MDB/PRD).

Finalmente, em Bonito de Minas (MG), a disputa fica entre João Neto do Sindicato e Professora Cris (Podemos/União Brasil), e Miqueias Figueiredo e Joelma Magalhães (Republicanos/PDT).

Confira também: Investir em Imóveis na Região dos Lagos

Este domingo eleitoral em Roraima e nos cinco municípios reflete a constante vigilância da Justiça sobre a probidade nos pleitos. Com um governador sendo eleito para um mandato tampão em Roraima em meio a questões jurídicas e cinco prefeituras em disputa, o cenário político brasileiro demonstra dinamismo e a importância do voto consciente. Para continuar acompanhando as últimas notícias e análises sobre política e eleições, convidamos você a explorar mais conteúdos em nossa editoria de Política.

Crédito da imagem: Rovena Rosa/Agência Brasil

Deixe um comentário