O governo do Rio de Janeiro formalizou um pedido por dez novas vagas em prisões federais, visando a transferência de indivíduos com elevado grau de periculosidade. A informação foi divulgada pela Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen), que está sob a alçada do Ministério da Justiça e Segurança Pública, nesta terça-feira, dia 28.
A concretização dessa medida, que busca reforçar o isolamento de criminosos que representam uma ameaça significativa, ainda depende da necessária autorização judicial. Segundo a Pasta, todos os procedimentos legais serão cuidadosamente seguidos para que a efetivação das transferências ocorra sem entraves.
Vagas em Prisões Federais: RJ Solicita Transferência de Criminosos
Atualmente, o estado fluminense ocupa a segunda posição no ranking nacional de estados com maior número de detentos em penitenciárias de segurança máxima geridas pela União, totalizando 59 custodiados. O pleito por mais vagas se intensificou após a deflagração da “Operação Contenção”, uma ação conjunta das Polícias Civil e Militar.
Realizada também nesta terça-feira, a “Operação Contenção” teve como palco os Complexos da Penha e do Alemão, situados na Zona Norte da capital carioca. O principal objetivo da força-tarefa era o cumprimento de mandados de prisão contra integrantes da facção criminosa Comando Vermelho (CV), que estariam escondidos nos dois conjuntos de favelas.
Estratégia de Segurança Púbica e Apoio Federal
A iniciativa do governo do Rio de Janeiro de buscar mais espaços no sistema prisional federal alinha-se a uma estratégia mais ampla de combate ao crime organizado, procurando desarticular lideranças e grupos que operam dentro e fora das unidades prisionais. A transferência para presídios federais é um mecanismo utilizado para dificultar a comunicação e o comando de atividades criminosas por parte de detentos de alta relevância.
O ministro da Casa Civil, Rui Costa, prontamente comunicou ao governador do Rio de Janeiro, Claudio Castro, sobre a disponibilidade de vagas nos presídios federais para receber os indivíduos detidos durante a megaoperação. Esse apoio federal é crucial para a efetividade das ações de segurança pública no estado.
Resultados da Operação Contenção
Os resultados preliminares da “Operação Contenção” são expressivos, conforme divulgado pelas autoridades. Até o momento, a ação resultou na prisão de 81 pessoas e na apreensão de um arsenal significativo, composto por 93 fuzis. Infelizmente, a operação também registrou um alto número de mortes, totalizando 64 pessoas, incluindo quatro policiais que atuavam na linha de frente.
A solicitação de vagas em penitenciárias de segurança máxima faz parte de uma estratégia contínua para isolar lideranças criminosas, conforme diretrizes da Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen), órgão que zela pela administração das prisões federais no Brasil. Acesse o site do governo para mais informações sobre as políticas penais federais.
A transferência de detentos de alta periculosidade para unidades prisionais federais é uma ferramenta fundamental para desarticular esquemas criminosos, pois essas prisões são projetadas para isolar os presos, minimizando sua capacidade de continuar comandando atividades ilícitas de dentro da cadeia. A medida visa, em última instância, fortalecer a segurança pública e reduzir a criminalidade no estado do Rio de Janeiro.
Confira também: Investir em Imóveis na Região dos Lagos
Acompanhe de perto os desdobramentos sobre a solicitação de vagas e as ações de segurança no Rio de Janeiro. Para mais informações sobre as ações de segurança e impacto nas comunidades fluminenses, continue acompanhando nossa editoria de Cidades aqui no Hora de Começar.
Crédito da imagem: Luciana Whitaker/Valor






