A capacitação vacinação Covid São Bernardo está em pleno andamento, visando fortalecer as estratégias de imunização contra a doença. A Prefeitura de São Bernardo, por meio da Seção de Imunização da Vigilância Epidemiológica, parte integrante da Secretaria de Saúde, iniciou um programa de treinamento intensivo. Este curso, denominado “Covid 19: Combate e Estratégias para Elevação da Cobertura Vacinal”, será oferecido ao longo dos próximos trinta dias e contempla um grupo de setenta profissionais que atuam na atenção básica da rede municipal de saúde.
O público-alvo inclui médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem, todos atuantes nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município. O principal objetivo desta iniciativa é qualificar estes profissionais para que possam mitigar a resistência da população aos imunizantes, fornecendo acesso a informações atualizadas e precisas. A estratégia central é munir a equipe com conhecimento aprofundado para esclarecer dúvidas e combater a desinformação, um fator crítico para a adesão às campanhas de vacinação.
Capacitação Profissionais Saúde reforça vacinação Covid em São Bernardo
A cerimônia de abertura do curso aconteceu na manhã da última quinta-feira, 18 de junho, marcando o início oficial das atividades. O evento foi sediado no auditório do Hospital de Clínicas Municipal, um local de destaque para a saúde na região. A programação inaugural incluiu uma palestra magna proferida pelo renomado infectologista Dr. José Raphael. Sua apresentação, intitulada “Covid 19: Do Desafio à Superação – Da vigilância à confiança: o papel de quem vacina”, abordou a trajetória da pandemia e a crucial responsabilidade dos profissionais de saúde na construção da confiança pública nas vacinas.
A mesa solene que presidiu a abertura do programa de capacitação vacinação Covid São Bernardo foi composta por diversas autoridades e lideranças do setor da saúde. Entre os presentes, destacaram-se o secretário de Saúde de São Bernardo, Dr. Jean Gorinchteyn, e os secretários-adjuntos da pasta, Dr. Romero Lima e Dra. Sabrina Maradei. A importância institucional do evento foi sublinhada pela presença do diretor-geral do Complexo de Saúde de São Bernardo, André Sicco, e de outros diretores da Secretaria de Saúde, como Débora Durante, do Departamento de Atenção Básica e Gestão do Cuidado; Manuel Martins, do Departamento de Proteção à Saúde e Vigilâncias; e Jéssica de Cássia Santos Soares, diretora de Imunização da Vigilância Epidemiológica.
Representantes de parcerias estratégicas também marcaram presença, evidenciando a colaboração multissetorial no enfrentamento da Covid-19. Carlos Antônio dos Santos, gerente de Enfermagem do Complexo de Saúde, esteve presente, assim como Luciana Gasquez, gerente de Parcerias e Acessos da Pfizer, uma das principais fabricantes de vacinas. A diretora executiva do Instituto de Pesquisa e Apoio ao Desenvolvimento Social (IPADS), Camila Benvenuto, também integrou a mesa, reforçando o apoio institucional ao programa de treinamento em São Bernardo.
Foco na Superação da Resistência Vacinal
Durante seu pronunciamento, o secretário de Saúde, Dr. Jean Gorinchteyn, fez questão de enaltecer o desempenho exemplar de São Bernardo no quesito vacinação. Ele destacou que o município alcançou uma cobertura vacinal de 100% entre todas as crianças com idade de até dois anos, um indicativo da seriedade e eficácia das campanhas locais. “Vocês fazem a diferença e são o orgulho do SUS (Sistema Único de Saúde)”, declarou o secretário, dirigindo-se aos profissionais de saúde presentes, reconhecendo o empenho e a dedicação da equipe na promoção da saúde pública e na elevação da cobertura vacinal contra diversas doenças, incluindo a Covid-19.
A diretora executiva do IPADS, Camila Benvenuto, complementou as falas, informando que São Bernardo é o 12º município a receber este tipo de curso, o que demonstra a relevância da cidade no cenário da saúde nacional. Ela expressou otimismo quanto aos resultados do programa, citando a expressiva adesão dos profissionais: “Pelo grande público que temos aqui hoje, tenho certeza que será um grande sucesso”, afirmou, ressaltando o potencial transformador da capacitação na realidade de saúde do município e o impacto na cobertura vacinal.

Imagem: abcreporter.com.br
A perspectiva dos participantes é um elemento crucial para o sucesso da iniciativa. Karina Monici, enfermeira e responsável técnica da UBS Taboão, é uma das setenta profissionais que participarão da formação. Em depoimento, ela expressou suas expectativas e o propósito de sua participação: “Minha expectativa é levar aprendizado para a equipe, passar para os auxiliares, técnicos e também para os outros enfermeiros esse conhecimento, porque ainda existe bastante dúvidas entre os munícipes”, relatou. Sua fala ressalta a importância de disseminar o conhecimento adquirido, especialmente em um contexto onde a resistência e as dúvidas sobre a vacinação contra a Covid-19 ainda persistem na comunidade. É fundamental que os profissionais de saúde compreendam a importância da vacinação para a saúde pública.
Impacto na Saúde Pública Local
Karina Monici enfatizou o papel da capacitação na interação com a população. “Tem muita gente ainda que tem receio da vacina”, acrescentou, refletindo um desafio comum enfrentado pelas equipes de saúde na linha de frente. Ela acredita que o aprofundamento no tema da vacinação permitirá uma comunicação mais efetiva e empática com os moradores: “Fazendo o curso, aprendendo mais, podemos passar isso de uma forma mais natural para os munícipes e isso agrega muito ao nosso conhecimento também”, completou a enfermeira, destacando o benefício mútuo do programa tanto para os profissionais quanto para a comunidade, visando uma maior cobertura vacinal.
A iniciativa de capacitação vacinação Covid São Bernardo representa um investimento estratégico na saúde pública do município. Ao empoderar os profissionais da atenção básica com informações qualificadas e ferramentas para desmistificar a vacinação, São Bernardo fortalece suas defesas contra a Covid-19 e outras doenças imunopreveníveis. Este esforço contínuo na educação e atualização dos profissionais é vital para manter os altos índices de cobertura vacinal e garantir a saúde e bem-estar de toda a população, consolidando a confiança nos imunizantes e no Sistema Único de Saúde.
Confira também: Investir em Imóveis na Região dos Lagos
A continuidade e o sucesso de programas como a capacitação para reforçar a vacinação em São Bernardo são cruciais para a saúde pública no cenário municipal. Acompanhe outras análises e notícias sobre iniciativas de saúde e bem-estar em nosso portal, e mantenha-se informado sobre os avanços e desafios da saúde pública em sua cidade.
Crédito da imagem: Fotos: Johnn Menezes/PMSBC






